terça-feira, 9 de junho de 2009

Projeto Conscientização no Trânsito

Samantha Gonçalves Dutra Campos - Trabalhar nesse projeto nos da uma sensação de fazer alguma coisa que realmente vai ajudar a melhorar a cidade, é um misto de expectativa e ao mesmo tempo orgulho de fazer algo para a melhoria do trânsito e conseqüentemente de todos que circulam pela cidade. Ao fazer o trabalho nos preocupamos com motoristas em geral, pedestres, ciclistas e essencialmente com o meio ambiente, com a sustentabilidade. Ao entrevistarmos as pessoas nas ruas pudemos ver qual a opinião delas com relação a trânsito, quais as propostas de melhora e também discutimos com as mesmas sobre questões ambientais tais como a mudança de carro movido a biodiesel. Esse trabalho foi importante que ao aprofundarmos o que nós já sabíamos a respeito do transito, meio ambiente, sustentabilidade, acabamos também ensinando a outras pessoas, pois quando fomos entregar o os panfletos do trabalho, tentamos promover uma conscientização destas. É fazendo de pouco em pouco que uma mudança acontece!


Gabriela Cristina Silva Paula - Considero a realização do projeto um avanço nas tradicionais formas de realização de trabalhos em uma faculdade, pois ultrapassa os limites da universidade para abandonar o caráter teórico e ganhar dimensões verdadeiramente práticas. Dessa maneira atingindo não só os próprios alunos, que participaram da execução do mesmo, mas também a sociedade abordada pelo tema do projeto, que pode ver de perto os objetivos deste e os métodos para alcançar esses objetivos. Além disso, o tema desenvolvido faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, facilitando que essas pessoas pudessem manifestar suas idéias, criticas e assim ate auxiliar no próprio projeto. Enfim acredito que somente com pequenas ações pela melhoria dos nossos próprios interesses, podemos deixar de la deixar de lado a passividade e contribuir para uma BH melhor!


Stephanie Santos de Abreu - O objetivo do nosso projeto era a conscientização no trânsito, para atingi-lo buscamos ir às ruas e demonstrar a população, como às vezes um pequeno gesto pode modificar todo o final de uma historia, quase sempre trágica, em como é necessário se preocupar com o outro e juntos construirmos uma cidade melhor, pois cada um deve fazer a sua parte. Nas entrevistas que fizemos com a população conseguimos entender os reais problemas enfrentados pelos mesmos e também ouvir suas opiniões e sugestões para a melhoria do transito. A experiência e importância que este projeto teve é algo imensurável para mim, pois pela primeira vez consegui perceber como é fazer um projeto sair de um pedaço de papel e alcançar as ruas e os corações das pessoas envolvidas.


Tomás Carvalho Sousa de Paulo - Acredito que a realização do trabalho ultrapassou as minhas expectativas, e até as do grupo, pois imaginávamos que seria algo meramente teórico, feito em sala de aula e que não sairia do papel. Durante a execução, ai irmos as ruas, termos contato com a população, os motoristas, e até mesmo os pedestres percebemos que é possível sim, com pequenas ações contribuir para uma melhoria do local onde vivemos. Escutamos opiniões que muitas vezes não tínhamos imaginado e isso enriqueceu o projeto e tornando-o algo realmente valido para melhorar as condições do transito de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário